:: Programa de Pós-graduação em ciências sociais da UFBa ::

Aumentar o tamanho do texto Diminuir o tamanho do texto Imprimir página atual

Estrutura curricular

 

O currículo do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais está estruturado, conforme o Regimento Interno, em dois campos: o das disciplinas e o das atividades. Através de um leque amplo de disciplinas e atividades, o PPGCS busca oferecer aos alunos uma sólida formação teórico-metodológica, bem como um acompanhamento seguro dos seus trabalhos de investigação.

O campo das disciplinas compreende aquelas que compõem o núcleo de formação básica (tanto para o Mestrado como para o Doutorado), comum a todos os discentes, e aquelas de formação especializada (optativas), que direcionam progressivamente a qualificação do aluno para uma área temática no interior da qual será definido o objeto da sua Dissertação ou Tese.

As disciplinas obrigatórias (de formação básica) têm como foco questões teórico-metodológicas das ciências sociais. Na área de teoria temos duas disciplinas, Teoria Social Clássica (obrigatória para o mestrado) e Teoria Social Contemporânea (obrigatória para mestrado e doutorado) e na área de metodologia, Seminários Avançados (obrigatória para o doutorado) e Metodologia (obrigatória para o mestrado). Ao lado destas, duas outras disciplinas (Técnicas de Investigação e Análise em Ciências Sociais I e II), oferecidas para o mestrado e doutorado respectivamente, visam capacitar os estudantes para o desenvolvimento de seus projetos de investigação.

As disciplinas optativas guardam uma estreita articulação com as áreas cobertas pelas nossas linhas de pesquisa, garantindo tanto o nexo entre ensino e pesquisa como a adequada profissionalização do corpo discente.

Um conjunto de atividades curriculares obrigatórias (sem creditação) complementa a formação dos alunos no Programa. Na Pesquisa Orientada pesquisadores jovens e sêniors discutem seus projetos e resultados de investigação. Mestrandos e doutorandos também prestam Exame de Qualificação, atividade destinada a avaliar o andamento da pesquisa e encaminhar sua conclusão. Os doutorandos têm ainda experiência de ensino supervisionado junto à graduação no Tirocínio Docente Orientado.

Na forma como estruturado, o currículo requer a aprovação em pelo menos sete disciplinas para o Mestrado (equivalendo a 26 créditos) e seis disciplinas para o Doutorado (equivalendo a 22 créditos).

A sistemática de avaliação, orientação e acompanhamento do estudante, creditação, Dissertação/Tese e duração do curso está regulamentada no Regimento Interno do Programa.

Grade curricular mestrado

Grade curricular doutorado

 

 

© 2017 PPGCS

Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas - UFBA - Estrada de São Lázaro, 197
Federação, CEP: 40.210-730 - Salvador, BA - Brasil
Telefone Tel: +55 (71) 3235-4635 - Feedback Formulário de Contato

Administração