:: Programa de Pós-graduação em ciências sociais da UFBa ::

Aumentar o tamanho do texto Diminuir o tamanho do texto Imprimir página atual

Apresentação

 

Mestrado credenciado pela CAPES em 1990
Doutorado credenciado pela CAPES em 1999

Área de Concentração: Ciências Sociais

Conceito 5 em 2013


O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS – UFBA) foi criado em 1999 com a implementação do Doutorado em Ciências Sociais. No entanto, enquanto mestrado, a nossa pós-graduação já tem uma longa história, contando com uma experiência de aproximadamente 40 anos. Durante esse período, mudanças significativas redefiniram e re-configuraram o formato da pós-graduação e suas áreas de concentração. Inicialmente implantado como Mestrado de Ciências Humanas, incluindo uma área de História, o programa se estabeleceu como Mestrado de Sociologia em 1990. A partir da aprovação do Doutorado em Ciências Sociais em 1999, a pós-graduação (Mestrado e Doutorado) passou a ser em Ciências Sociais, apoiada nas áreas de Sociologia e Antropologia, às quais se integrou posteriormente a área de Ciência Política.

Atualmente, embora com uma nova estrutura, o PPGCS mantém sua vocação em ciências sociais. O programa se caracteriza pelo desenvolvimento de temáticas neste campo, reunidas em seis linhas de pesquisa, ao interior das quais os professores e pesquisadores procuram colocar em diálogo contribuições de diferentes áreas disciplinares das ciências sociais. A ênfase na interdisciplinaridade tem um duplo objetivo: 1) promover o debate e avançar na compreensão de um conjunto de problemas de investigação, expressos nas linhas de pesquisa, 2) desenvolver uma reflexão teórico-metodológica que recupere questões e tensões constitutivas das ciências sociais e seus desdobramentos contemporâneos, proposta que se reflete claramente na estrutura de nossa grade curricular. Neste sentido, vale observar que nossa proposta interdisciplinar é animada não pela crença ingênua na superação ou dissolução das divisões disciplinares ao interior das ciências sociais, mas pela ênfase na construção e manutenção produtiva de espaços de interlocução.

O PPGCS tem como objetivos centrais: 1) investir na formação de pesquisadores no campo das ciências sociais com forte preparo teórico-metodológico 2) fomentar o desenvolvimento da pesquisa, promovendo a colaboração e envolvimento de jovens pesquisadores nas atividades de investigação de pesquisadores seniors e suas equipes; 2) contribuir para a formação de profissionais no campo das ciências sociais aptos a atuar em atividades de docência, consultoria e apoio a projetos desenvolvidos no âmbito de ONGs, movimentos populares e/ou instituições governamentais; 3) manter um espaço de interlocução e debate teórico que atraia professores, pesquisadores e estudantes de diferentes formações disciplinares, contribuindo para o desenvolvimento de uma abordagem crítica nas ciências sociais.

 

 

© 2017 PPGCS

Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas - UFBA - Estrada de São Lázaro, 197
Federação, CEP: 40.210-730 - Salvador, BA - Brasil
Telefone Tel: +55 (71) 3235-4635 - Feedback Formulário de Contato

Administração